BBM – Como foi que você conheceu o Vicking (Marcelo, um dos criadores da Festa WOOF) ?
DJ BISPO –
Eu conheci ele no Site ALL BEARS quando ele estava divulgando a Festa WOOF e eu passei uma mensagem para ele falando sobre a festa que tinha o mesmo nome de uma festa que eu organizava há 10 anos atrás com o Careca e ele me falou que o Careca havia autorizado ele a fazer a festa usando o nome WOOF. Foi assim que nos conhecemos.
BBM – Como você começou a pensar em fazer a Festa BEARLAND ?
DJ BISPO –
Nós tínhamos a Festa WOOF, a qual eu ajudei a fazer duas edições. Então eu me propus a fazer um Podcast da Bearland dentro de um site que a Woof estava produzindo chamado BEAR BRASIL, e dentro desse Site eu pensei em transformar esse Podcast em uma Festa, então eu comentei com o Careca, vamos voltar a fazer festas, eu estou solteiro e a fim de voltar a fazer festas de ursos, mas no caso uma festa menor, então eu pensei em fazer no PURE, para não concorrer com a WOOF, então rolou essa festa. Depois em dezembro, como a WOOF estava encerrando, não sei ao certo porque ,e em seguida resolvemos fazer a festa em um lugar maior, com a participação do Sidney, do Alê Macedo e do Careca, no Espaço Executivo. Foi tudo muito por acaso, mais por causa desse Podcast que eu fiz mesmo e que no final acabou nem rolando.
BBM – Na Comunidade da Bearland no Orkut muitas opiniões se dividem com relação ao local da festa, qual sua opinião sobre isso?
DJ BISPO –
Nós não estamos achando um outro local que comporte a festa em um sábado. Lá no Executivo a gente tem um acordo bacana com a casa, a gente até procurou outros lugares para fazer a festa mas as pessoas não querem ceder o local para um evento em um sábado, pois sábado é um dia chave. A gente até havia conseguido o espaço do Tirana, mas o Tirana fechou do dia para a noite e não avisou a gente e os caras do Executivo foram legais e nos deixaram continuar a fazer a festa lá. Eu espero que a Bearland cresça e apareça um lugar que mos ofereça um espaço novo.
BBM – A dificuldade para organizar as festas ainda é muito grande ou a situação está mais favorável ?
DJ BISPO –
Eu não vejo muita facilidade, o Sid mesmo e uma pessoa que trabalha muito nessa festa, passando mensagens via Orkut, pelos sites, tem que fazer Podcast e por mais que a festa ande por si só, existem dificuldades e é preciso se dedicar para que a festa continue rolando e se você não se dedica as coisas não rolam. A dificuldade que a gente tem é a mesma de quando a gente começou. Existe também a questão do Flyer que não estamos fazendo e isso dificulta um pouco.
BBM – O que você acha das festas fora do circuito ursino de São Paulo, como a CW BEARS de Curitiba, por exemplo ?
DJ BISPO –
Eu acho bacana, sei que a festa do Rio de Janeiro é bem antiga, eu já fui lá e achei bem legal. Agora tem a festa dos ursos de Curitiba que está crescendo, eles estão se organizando muito, assim como nós, e fiquei sabendo das festas e encontros dos ursos de Minas Gerais que rolam até em sítios, o movimento está crescendo e se organizando melhor
BBM – E como apareceu esse seu apelido: BISPO ?
DJ BISPO –
Na verdade é o meu sobrenome, meu nome verdadeiro é: Alexandre Bispo Desde pequeno, a "Tia" do "Prézinho" já me chamava de Bispo.
BBM – Quando você entrou no Mundo Bear ?
DJ BISPO –
Foi quando eu criei uma amizade maior com o Luís Careca e a gente soube que ia ter um encontro na LÔCA, no mesmo dia do GRIND que acontecia no espaço de baixo enquanto no espaço de cima rolava o encontro dos ursos. Então eu fui até lá e conheci o VAL, o CATATAU e o ROMEO e fiquei muito curioso em conhecer tudo aquilo e eu me lembro que eu tinha uma revista: a Honcho, onde havia uma parte toda dedicada aos ursos e na época era super diferente, bem underground. Como eu já fazia festas, propus para o Careca de fazer uma festa, então fizemos a primeira WOOF, a original, de muitos anos atrás, que foi na TORRE, onde rola o meu Projeto: DEBUT, todas as quintas.
BBM – Como você escolhe os Djs que vão tocar na Bearland ?
DJ BISPO --
Escolho os que sabem tocar bem e estão dentro do segmento Bear e que vão agregar público.
BBM – O que você acha dos comentários de que a Bearland é uma Festa "Máscula" ?
DJ BISPO –
Uma Festa Gay não é bem uma Festa "Máscula", totalmente "Máscula" só uma Festa Hetero mesmo, não acha ? Você vai numa Festa na THE WEEK onde só tem "Barbies" e metade delas são bem afeminadas. Um corpão musculoso não é totalmente um sinal de masculinidade...
BBM – O que você acha das pessoas que usam um Perfil Fake no Orkut ?
GJ BISPO –
Acho que são pessoas que não se assumem, que não aceitam o próprio corpo, mas um dia terão que se revelar, ou como farão no dia que marcarem um encontro com alguém ?
BBM – Cite duas músicas que não podem faltar no seu Set List.
Dj BISPO –
Uma delas é BLIND, do HERCULES AND LOVE AFFAIR> Essa música sempre toca na Bearland desde as primeiras edições, seja por mim, seja pelo Ken. Outra música que sempre toca na Festa é uma da Alanis Morissetti que o Careca sempre toca., seriam essas duas músicas mesmo.
BBM – E as suas tatuagens?
DJ BISPO –
Eu curto tatuagens bem ao estilo Old School, que remetem aos marinheiros, aos rebeldes dos anos 50, tem um tatuador antigo que eu gosto muito: Saylor Jerry que tem essa estética de uma tatuagem mais marginal. Como você pode ver tenho tatuagens de caveira, de punhal. Em um filme como QUERELLE você percebe essa estética mais marginal, um cara, marinheiro e fortão com a tatuagem de uma âncora. Eu pretendo "fechar" os dois braços com esse tipo de tatuagem.
BBM – E você gosta de malhar?
DJ BISPO –
Sim, eu malho diariamente... não pela questão estética e sim pela saúde mesmo.
BBM - Porque você sempre aparece sério nas fotos, raramente sorri ?
DJ BISPO –
É uma questão de estilo mesmo, pelo meu porte físico, sei lá, mas quem me conhece sabe que eu não sou um cara muito sério e bravo.
BBM – Um dos pontos altos da BEARLAND, e que a diferencia de outras baladas ursinas é o tipo de som tocado pelos Djs, como você avalia a sonoridade específica da BEARLAND ?
DJ BISPO –
Nós tínhamos que ter alguma coisa para nos marcar, nos destacar. Se nós fizéssemos um som igual ao da WOOF ou da URSOUND, seríamos apenas mais uma festa qualquer. A forma de nos destacarmos foi o som mais underground mesmo, porque a nossa festa é mesmo meio "Inferninho", o lugar é underground, propicia essa atmosfera. O importante é a qualidade. O tipo de som que a gente toca na Bearland pode ser tocado também no VEGAS, na LÔCA... Você vai em festas de ursos no exterior, por exemplo, e rolam desde baladas com Tribal, que é um som bem Gay, até baladas onde se ouve Heavy Metal. A nossa proposta na Bearland é tocar um som eletrônico mais underground.
BBM – O que você acha do Movimento Bear hoje no Brasil?
DJ BISPO – Ainda é bastante fechado, mas já progrediu muito. Nos primeiros encontros tinham 30 pessoas enquanto que hoje em uma URSOUND tem 600, 800 pessoas em média. O número de ursos é muito grande nas salas de bate-papo da net e os admiradores, tanto de ursos, como de chubbys tem aumentado bastante. Atualmente é mais fácil se assumir como urso, a aceitação é maior. É e não é ao mesmo tempo. Recentemente fomos na THE WEEK e quando passávamos no meio das pessoas ouvimos: "Olha só o TALIBÃ..."... chamaram a gente de Talibã, tudo bem, é até engraçado... O que falta dentro do segmento ursino é informação, é saber o que é um Urso, a origem desse segmento e sua busca por uma identidade mais máscula. Tem muita gente por aí que se diz Urso e que na verdade é uma maricona, uma bichona, só tem a aparência de Urso. É preciso se aprofundar, pesquisar para compreender o que realmente é ser um Urso...