CYNDI LAUPER – SHE’S SO UNUSUAL


Ano:1983 Selo/Gravadora:Epic
Faixas:
1-Money Changes Everything
2-Girls just want to have fun
3-When you were mine
4-Time after time
5-She bop
6-All through the night
7-Witness
8-I’ll kiss you
9-He´s so unusual
10-Yeah Yeah


Quem dava as caras e imperava entre os anos de 1983 e 1984 era Cyndi Lauper e não Madonna.Vestida como a Emília do rock e cacos da new wave ela defendia a idéia que garotas só queriam se divertir.
Vinda de uma conturbada banda chamada Blue Angel onde eles fracassaram e ficaram em dívida com a gravadora Polydor,Cyndi estava condenada ao fundo do poço,pois até problemas nas cordas vocais ela teve e diziam que não cantaria mais.Foi quando conheceu seu futuro empresário e namorado na época ‘David Wolff’ que acreditou no talento da moça.
Lançado no final de 1983 Shes so unusual só teve sucessos no mundo inteiro a começar pela divertida e contagiante Girls just want to have fun que até hoje foi seu maior sucesso e passando por Time after Time,outro tremendo sucesso que foi regravada instrumentalmente por Miles Davis em 1985.
Ela saiu para uma grande turnê de lançamento no ano de 1984 e em alguns shows já cantava a música tema dos Goonies que seria gravada em 1985 sendo uma das músicas mais lembrada dela aqui no Brasil.Neste mesmo ano de 84 ganhou prêmio no MTV Vídeo Music Awards de 1984 onde a Madonna apareceu em uma apresentação no qual saia de dentro de um bolo cantando Like a Virgin e seria o início de seu sucesso no mundo inteiro.Cyndi lançou outros álbuns como True Colors e A night to remember,mas nesta altura já perdia na concorrência com Madonna.
Ela esteve duas vezes no Brasil,a primeira vez em 1989 para o lançamento de A night to Remember com shows no Rio e em São Paulo,no Maracanãzinho e Ginásio do Ibirapuera respectivamente.A sua segunda passagem pelo Brasil foi em 1994 para uma única apresentação no Olympia em São Paulo no lançamento da coletânea ‘Twelve deadly Cyns...and then some’ onde depois de pedidos do público se recusou a cantar Goonies
Outros destaque de Shes so unusual:She Bop onde ela fala de masturbação,a bonita balada All through the night e um cover da música do Prince When you were mine.
Detalhe:No clipe ao vivo de Money Changes Everything a mulher que sobe ao palco e abraça a Cyndi é a cantora Martika de Toy Soldiers,mas nesta época ela não era cantora ainda.


MADONNA – LIKE A VIRGIN

Ano:1985 Selo/Gravadora:Warner
Faixas:
1-Material Girl
2-Angel
3-Like a Virgin
4-Over and over
5-Love don’t live here anymore
6-Dress you up
7-Shoo Bee Dooo
8-Pretender
9-Stay
10-Into the groove (somente algumas edições)



Enquanto Cyndi viajava em sua turnê e recebia prêmios com seu álbum Shes so Unusual no ano de 1984,Madonna estava prestes a lançar um single que mudaria o curso na carreira das duas cantoras.
Ela já havia lançado seu primeiro álbum em 1983 com sucessos como Everybody,Borderline,Luck Star e Holiday,mas ainda não tinha estourado estrondosamente como Cyndi,mas tudo mudaria com a apresentação no VMA’s 84 e o lançamento do single Like a Virgin neste mesmo ano seguido do álbum na íntegra no começo de 1985.
Daí em diante ela não parou mais de crescer.Tudo era Madonna,principalmente quando ela começou sua Virgin Tour onde aparecia pendurada de colares,crucifixos,pulseiras e laçarote no cabelo.Na apresentação da canção tema ela cantava incidentalmente um trecho de Billie Jean do Michael Jackson.Foi quando as meninas do mundo inteiro começavam a imitar seus trajes e ganhavam o apelido de Madonnetes.
O disco estourou não somente com Like a Virgin,mas também com Matérial Girl onde o clipe é uma réplica perfeita de um momento de um filme com a Marylyn Monroe.
Neste mesmo ano ela faria o filme Procura-se Susan desesperadamente onde de papel secundário acabou roubando a cena e se tornou a atriz principal.A música tema do filme ‘Into the Groove’ foi um grande sucesso e mesmo não sendo feita para o álbum Like a Virgin acabou saindo nas edições seguintes do disco devido à grande repercussão,incluindo a nossa versão em LP naquele ano que já vinha com a música.Neste mesmo ano ela lançaria a lenta pós Like a Virgin ‘Crazy for You’ que também foi um tremendo estouro mas não entrou no albúm.
Outros destaques são Dress you up e Over and over.
Madonna estava começando a transformar seu sonho de conquistar o mundo em realidade.